50º Festival de Cinema de Gramado

 

50º Festival de Cinema de Gramado [12-20 ago 2022]

Prêmio Cidade de Gramado: Araci Esteves
Cerimônia de premiação: Palácio dos Festivais, 12 ago 2022, sex.

Lançamento de livros
Um Certo cinema gaúcho de Porto Alegre, de Boca Migotto
50 olhares da crítica sobre o cinema gaúcho, da ACCIRS
Teatro Elisabeth Rosenfeld, 13 ago 2022, sab, 16h.

Portal do Cinema Gaúcho
Apresentação por Glênio Póvoas e Fatimarlei Lunardelli, mediação: Mônica Kanitz.
Teatro Elisabeth Rosenfeld, 13 ago 2022, sab, 16h30.

O Clube dos anjos (Angelo Defanti, 2020)
Mostra competiva de longas-metragens brasileiros. Produção carioca baseada na novela de Luis Fernando Verissimo.
Exibições: Palácio dos Festivais, 13 ago 2022, sab, 18h + Teatro Elisabeth Rosenfeld, 14 ago, dom, 9h.

Prêmio Assembleia Legislativa – 19ª Mostra de Curtas Gaúchos
Cerimônia de premiação: Palácio dos Festivais, 14 ago 2022, dom, 22h30.
Transmissão ao vivo pela TV Assembleia e TVE RS.
17 curtas-metragens disputaram 11 categorias. Foram exibidos nas tardes de sábado e domingo.  

Melhor filme: Sinal de alerta – Lory F, de Fredericco Restori, da produtora Oito e Meio Filmes
Direção: Jonatas Rubert (A Diferença entre mongóis e mongoloides)
Roteiro: Jonatas Rubert (A Diferença entre mongóis e mongoloides)
Ator: Victor Di Marco (Possa poder)
Atriz: Valéria Barcellos (Possa poder)
Fotografia: Flora Fecske (O Abraço)
Direção de arte: Gabriela Burck (A Diferença entre mongóis e mongoloides)
Trilha sonora: Gutcha Ramil, Andressa Ferreira, Ian Gonçalves Kuaray (Mby’Á Nhendu – O som do espírito guarani)
Montagem: Fredericco Restori (Sinal de alerta – Lory F)
Desenho de som: Andrez Machado (Fagulha)
Produção executiva: Henrique Lahude (Drapo A)
Menção honrosa: Drapo A, de Alix Goerges e Henrique Lahude, pelo desafio da realização e pela força cênica de Clao Brigile.

Melhor filme pelo júri da crítica: Apenas para registro, de Valentina Ritter Hickmann

Prêmio Gramado 50 anos: Ivo Czamanski + Gina O’Donnell + Hélio Nascimento
Cerimônia de premiação: Palácio dos Festivais, 16 ago 2022, ter.
Todos os agraciados receberam uma placa comemorativa e o valor de R$ 10 mil. O diretor do IECINE Zeca Brito, entregou o prêmio para o diretor de fotografia Ivo Czamanski que lembrou breves momentos da carreira e se mostrou muito agradecido ao Festival que, segundo ele, “faz parte da minha vida”. Gina O’Donnell, produtora de cinema entre várias atividades, recebeu o prêmio das mãos de Aletéia Selonk, e subiu ao palco com os dois filhos e uma neta. Daquele lugar disse ver ali todos os profissionais com os quais trabalhou e que só tinha a agradecer “a todos vocês que entraram num cinema para ver um filme brasileiro”. e, encerrou a fala, dizendo: “Viva o audiovisual, viva o cinema nacional, viva a cultura, viva a democracia”. O jornalista e crítico de cinema Hélio Nascimento não pode comparecer. [do site do Festival]

Prêmio Leonardo Machado: Ítala Nandi
Cerimônia de premiação: Palácio dos Festivais, 18 ago 2022, qui, 18h.
Segunda edição do Prêmio Leonardo Machado, que é um reconhecimento ao trabalho de atores, atrizes e técnicos do audiovisual gaúcho, tendo como critério o histórico de realizações e contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do estado. Desde os anos 60, Ítala Nandi construiu uma brilhante trajetória no cinema brasileiro em obras como Os Deuses e os mortos (Ruy Guerra, 1970), Guerra conjugal (Joaquim Pedro de Andade, 1975) ou mais recentemente Domingo (Clara Linhart, Fellipe Barbosa, 2018). Ela é a primeira mulher gaúcha a dirigir um longa-metragem, o documentário em 16 mm In vino veritas (1981). A distinção é entregue pelo Festival de Gramado em parceria com a SEDAC e IECINE. O primeiro a ganhar o Prêmio Leonardo Machado foi Sirmar Antunes.

II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, Gramado Film Market
Hotel Laghetto Stilo Vita e Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado, 15-17 ago 2022

Foram três dias de rodadas de negócios, pitchings, palestras e encontros entre players da indústria e profissionais do audiovisual do Brasil, Argentina e Paraguai. Dos projetos inscritos em junho, foram selecionados 26 títulos e seis finalistas. Parte da atração está disponível no YouTube do 50° Festival de Cinema de Gramado. A assinatura de documento especial por Zeca Brito (IECINE RS), Christian Gayoso (Instituto Nacional do Audiovisual Paraguaio) e Mário Giménez (Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones) foi um dos destaques do final do evento na quarta-feira. “A ata firmada pelas três instituições assegura a continuidade do Entre Fronteiras e estabelece metas de desenvolvimento regional, incluindo ações de fomento e circulação”, explica Zeca. Também foi anunciada a cidade de Assunção (Paraguai) como próxima sede do mercado em 2023.
O Prêmio de Melhor Projeto Socioambiental, que inclui uma residência artística no Festival de Cinema de Trancoso (BA) foi entregue ao projeto de longa Sobrevivente do pampa, com direção de Rogério Rodrigues e produção de Rose França, com menção honrosa para Guata, dirigido por Jorge Morininco e João Maurício Farias e produção de Hopi Chapman. O prêmio Lançamento e Comunicação, que corresponde a 24 mil reais em mídia no portal Porto Alegre 24h, foi para o projeto de longa gaúcho O Fascínio, dirigido por Tabajara Ruas e produção de Ligia Walper. O Prêmio Lança Filmes, que oferece consultoria de distribuição, foi entregue ao projeto de documentário argentino Teresa en el otro país, com direção de Marcel Czombos e produção de Lara Decuzzi. O Prêmio de Exibição Cinemateca Paulo Amorim, que garante a programação de duas semanas em cartaz em Porto Alegre (RS), além de passagem aérea e hospedagem para representante, foi para o paraguaio Kokue, dirigido por Miguel Agüero e produção de Nidia Gonzalez. O projeto paraguaio Transguaraní, de Mónica Ismael, recebeu um prêmio especial.
O grande vencedor do Entre Fronteiras levou o Prêmio Eva Piwowarski a la integración regional, no valor de dez mil reais; Residência Artística no Festival de Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (Colômbia); o PreÌ‚mio Tecna de três mil reais em serviços de imagem e som; o Prêmio Sales Agent Circular Media com contrato de agenciamento e consultoria de distribuição; e um Alexa e um Fire Stick da Amazon Studios. O prêmio foi entregue ao paraguaio Bajo las banderas, el sol, dirigido por Juanjo Pereira e produzido por Ivana Urizar. Kokue e Timoteo (Paraguai), dirigido e produzido por Osvaldo Ortiz, receberam menções honrosas. (Fonte: Mercado Audiovisual Entre Fronteiras anuncia vendedores. Revista de Cinema, revistadecinema.com.br, São Paulo, 18 ago 2022.)

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *