Cinemateca Paulo Amorim ganha Prêmio Luís César Cozzatti – Destaque Gaúcho 2025

ACCIRS revela os vencedores entre os Melhores do Ano

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, em seu 17º ano de atividade, elegeu, como ocorre tradicionalmente, os Melhores do Ano. A entidade teve por base produções lançadas em mostras e festivais, no circuito comercial e em plataformas de streaming no ano de 2025.

Dividida em dois turnos, a votação selecionou os melhores longas-metragens estrangeiro, brasileiro e gaúcho, além do melhor curta gaúcho do ano. Ainda, os membros da ACCIRS entregam, desde sua primeira edição, o Prêmio Luís César Cozzatti, que reconhece filmes, projetos, instituições ou pessoas de destaque no cenário audiovisual gaúcho.

Prêmio ACCIRS 2025:

Melhor curta-metragem gaúcho: Trapo, de João Chimendes

Melhor longa-metragem gaúcho: Memórias de um esclerosado, de Thais Fernandes e Rafael Corrêa

Melhor longa-metragem nacional: O Agente secreto, de Kleber Mendonça Filho

Melhor longa-metragem internacional: Foi apenas um acidente, de Jafar Panahi

Prêmio Luís César Cozzatti – Destaque Gaúcho 2025: Cinemateca Paulo Amorim

Sobre a Cinemateca Paulo Amorim

Completando 40 anos em 2025, a Cinemateca Paulo Amorim é um patrimônio cultural e do audiovisual gaúcho. Reúne três salas de cinema localizadas no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana: Paulo Amorim (125 lugares), Eduardo Hirtz (70 lugares) e Norberto Lubisco (40 lugares). A CPA é uma instituição da Secretaria da Cultura do RS e conta com uma Associação de Amigos ativa, que faz a gestão financeira dos cinemas e apresenta os projetos de patrocínio. A CPA é o espaço mais antigo e tradicional no circuito de salas culturais de Porto Alegre, com atividades praticamente ininterruptas nestas quatro décadas. A programação prioriza os filmes autorais e as cinematografias independentes de gêneros diversos, abrindo espaço para títulos que não entram no circuito das grandes redes de cinema. A curadoria também é atenta à produção nacional e às obras dos realizadores gaúchos, que têm nos editais públicos um incentivo fundamental para seus filmes. Além da programação regular, com até dez exibições diárias, a Cinemateca Paulo Amorim oferece atividades para o público infantil (a Sessão Quintaninha) e exibições com acessibilidades (Libras, audiodescrição e legendagem) de filmes nacionais.

A Cinemateca ainda é parceira em festivais e mostras de instituições parceiras, como o Fantaspoa, Frapa, Festival de Cinema Francês, Festival de Cinema Coreano, Mostra de Cinema Musical Gaúcho, Mostra CineLiteratura, Festival Cinema Negro em Ação, Mostra de Rock Gaúcho no Cinema, Festival de Cinema Italiano, Mostra de Cinema Russo e Soviético e Sessão Accirs de Cinema. A CPA também mantém, em seu site, o Portal do Cinema Gaúcho, o mais completo banco de dados sobre a produção audiovisual do Rio Grande do Sul e ferramenta fundamental para pesquisadores e interessados no nosso cinema. Em 2025, a Cinemateca Paulo Amorim recebeu um público de 65 mil pessoas e exibiu cerca de 400 títulos diferentes. Atualmente, a jornalista Mônica Kanitz é diretora e curadora da Cinemateca, enquanto a Associação dos Amigos da CPA tem como presidente o pesquisador Glênio Póvoas.

Sobre a ACCIRS

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul foi fundada em 29 de março de 2008. Agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet e tem como finalidade a divulgação do cinema, a promoção do debate sobre filmes e a defesa da reflexão crítica, responsável e de qualidade em relação às obras audiovisuais abordadas, bem como a defesa de seus associados para que exerçam com liberdade as prerrogativas de seu trabalho.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *